Músicas de trinta (e poucos) anos atrás que descrevem o Brasil atual – parte 3

Confiram a parte 3 da lista de músicas de protesto do rock nacional, de trinta anos atrás, mas que poderiam ter sido escritas no atual momento que vive o Brasil. Quem ainda não leu as partes 1 e 2, é só clicar nos links: https://bit.ly/2wuH3PZ e https://bit.ly/2HB6Lof.

1- Que país é esse? (Legião Urbana) – faz parte do álbum de mesmo nome lançado em 1987. Escrita quando Renato Russo fazia parte do Aborto Elétrico, foi a mais tocada daquele ano em um contexto no qual o fim do regime militar era recente. Virou um hino do rock brasileiro 🤘🤘🤘🤘.

2- Cowboy Fora Da Lei (Raul Seixas) – está no disco Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum! (1987). A letra começou a ser escrita anos antes: em 1973. Raul compôs Cowboy 73, que não foi utilizada na época e ficou guardada por muitos anos até que, em 1984, o cantor chamou o criador de seu primeiro fã-clube para aproveitarem o refrão da música e criarem uma nova. A ideia era que fosse uma história falada e somente o refrão seria cantado. Mas quando Raul foi gravar no estúdio, ele estava bêbado, o que prejudicou a finalização da canção. Somente em 1986, o “Maluco Beleza” conseguiu reaproveitar o refrão e finalizar a composição com a ajuda de um dos seus amigos e principal parceiro Cláudio Roberto.

3-Zé ninguém (Biquini Cavadão) – presente em Descivilização, lançado em 1991, foi escrita em um cenário no qual o Brasil estava esperando a consolidação da democracia, devido à aprovação da Constituição de 1988. No ano seguinte, o ex-presidente Fernando Collor foi eleito de forma democrática, mas acabou sofrendo impeachment devido a denúncia de corrupção.

4- Selvagem (Os Paralamas do Sucesso) parte do terceiro disco da banda (1986), que leva o mesmo nome da música. É um dos riffs mais poderosos do excelente guitarrista Herbert Vianna 👏👏👏. A letra fala sobre a polícia e o governo, os abusos de autoridade, moradores de rua e meninos que pedem esmola nos sinais.

OBS: ESSE POST NÃO TEM OBJETIVO POLÍTICO, NEM DE TOMAR LADO DE ALGUM PARTIDO. QUEM FOR IMPARCIAL AO ANALISAR AS LETRAS VERÁ QUE AS MÚSICAS SÃO BEM ATUAIS!

Deixe um comentário