TURMA DA COLINA: COMEÇO DO ROCK BRASILIENSE

Hoje vou falar da Turma da Colina, grupo de adolescentes no final dos anos 70, que fez surgir grandes bandas como Aborto Elétrico, Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude. Desse grupo faziam parte nomes como Renato Russo, os irmãos Fê e Flávio Lemos e Philippe Seabra. A Colina é um conjunto de prédios habitacionais da Universidade de Brasília onde viviam funcionários, alunos e professores.  Entre os moradores estavam os irmãos Fê e Flávio Lemos e futuros integrantes da Plebe Rude.

André Pretorius, que viria a ser guitarrista do Aborto Elétrico, teve papel fundamental no começo do rock de Brasília. Filho do embaixador da África do Sul, os primeiros discos de punk rock foram apresentados por ele a Turma da Colina. Eram grandes artistas internacionais, como Sex Pistols, Ramones e The Clash.

Os adolescentes se reuniam e organizavam festas para curtir punk rock, fumar uns baseados e beber umas.  Em uma dessas festas, Pretorius conheceu Renato Russo e dali o futuro vocalista da Legião Urbana já sugeriu formar uma banda ao descobrir que Pretorius gostava de Sex Pistols.

turma-da-colina.jpg

A falta de opções de lazer na capital resultou na criação de inúmeros grupos, que organizavam festivais e trocavam de integrantes e músicas entre si. Muitos deles não chegaram a gravar nenhuma canção e alguns só se apresentaram uma vez. A primeira banda formada em Brasília considerada oficial foi o Aborto Elétrico, da qual surgiram várias outras.

Quem quiser saber mais sobre a Turma da Colina, eu recomendo o livro O diário da Turma, 1976-1986: a história do rock de Brasília, de Paulo Marchetti, que conta como surgiram as bandas naquela época e tem depoimentos de vários músicos como Marcelo Bonfá, Dado Villa-Lobos e Dinho Ouro Preto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s