Aquecimento Capital Inicial – Parte 1

O Capital Inicial vai tocar em Brasília dia 29 de abril, conforme já anunciado pelo blog. Enquanto o show não chega, vamos aquecer com a história da banda que mais amo na vida (desculpem, não dá pra ser imparcial quando se trata deles).

O Capital surgiu em 1982 após o fim do Aborto Elétrico, quando os irmãos Fê e Flávio Lemos procuraram músicos para formar um novo grupo. Inicialmente, eles chamaram o ex-guitarrista da Blitz 64 Loro Jones e a cantora Heloísa, que após um mês teve que sair por causa da pressão dos pais. Então, Dinho Ouro Preto (fã do Aborto Elétrico e ex-integrante do Dado e o Reino Animal) assumiu os vocais em 1983 após um período de testes. O primeiro show aconteceu nesse mesmo ano no evento “Diga Adeus ao Vestibular”, realizado na Concha Acústica da UnB (Universidade de Brasília). A partir daí, a banda começou a tocar em São Paulo e no Rio de Janeiro.

untitled.png
Loro Jones, Flávio Lemos, Fê Lemos, Bozo Barretti e Dinho Ouro Preto

 

Em 1984, o grupo assinou seu primeiro contrato fonográfico com a CBS (a atual Sony) e em 1985 lançou o compacto duplo Descendo o Rio Nilo/Leve Desespero. No ano seguinte surge o primeiro álbum: Capital Inicial contém três grandes clássicos do Aborto Elétrico: Veraneio Vascaína, Fátima e Música Urbana. O disco teve a venda proibida para menores de 18 anos, o que acabou virando uma jogada de marketing que fez a banda conquistar seu primeiro disco de ouro vendendo mais de 100 mil cópias.

Em 1987, o Capital conquista seu segundo disco de ouro com o álbum Independência, que marcou a entrada do tecladista Bozo Barretti. Nesse mesmo ano, o grupo abriu os shows da turnê do cantor Sting no Brasil. Nos anos seguintes, foram lançados os discos Você Não Precisa Entender, Todos os Lados e Eletricidade. Em 1991, participaram pela primeira vez do festival Rock in Rio.

06dez1987---o-guitarrista-loro-jones-a-esq-e-dinho-em-show-do-capital-inicial-que-abriu-o-show-do-cantor-ingles-sting-no-anhembi-parking-show-em-sao-paulo-sp-1367007232554_956x500
Capital Inicial na abertura do show do cantor Sting em São Paulo

Em 1992 e 1993, o Capital sofre duas baixas: a saída de Bozzo Barreti e de Dinho Ouro Preto. Mesmo assim, os irmãos Lemos e Loro Jones seguiram em frente e Murilo Lima (ex-banda Rúcula) assumiu os vocais. Com essa formação é lançado em 1995 o álbum Rua 47. A banda, apesar de não ter aparecido na mídia por alguns anos, se manteve na ativa e fazendo shows.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s