Parabéns Renato Russo!

Se Renato Russo estivesse vivo estaria completando hoje 56 anos. Nascido no dia 27 de março de 1960, ele se tornou vocalista de uma das principais bandas de rock do Brasil: a Legião Urbana. Em homenagem a esse grande ícone da música nacional, aqui estão algumas curiosidades sobre o cantor:

  • Renato nasceu no Rio de Janeiro e passou o começo da sua infância na Ilha do Governador, local onde foi inaugurada uma estátua em 2012 em homenagem ao vocalista. A música Giz, a preferida dele, foi composta em referência à essa época.
20040330-renato_russo-14
Renato com a irmã Carmem Manfredini em frente à casa da família na Ilha do Governador
  • O cantor passou a adolescência em Brasília, onde descobriu ter epifisiólise, uma doença óssea que o levou a ficar de cama e utilizar cadeira de rodas.
  • Antes de se tornar músico, trabalhou como professor de inglês e como repórter no programa de rádio Jornal da Feira, do Ministério da Agricultura.
  • O nome Renato Russo foi uma inspiração nos filósofos Jean-Jacques Rousseau e Bertrand Russel e também no cineasta Ken Russel.
  • Foi em Brasília que ele fundou o Aborto Elétrico, em 1978, com André Pretorius e os irmãos Flávio e Fê Lemos. Após o término do Aborto, o vocalista virou o Trovador Solitário e depois, em 1982, formou a Legião Urbana, que se tornou sucesso em todo o país.
  • Em 1989, ao descobrir ser soropositivo, Renato tentou se matar. O cantor morreu em decorrência de complicações da AIDS, mas nunca assumiu publicamente a doença. O corpo dele foi cremado e as cinzas lançadas sobre o jardim do sítio de Roberto Burle Marx no Rio de Janeiro.

Renato-russo

Curiosidades sobre as composições de Renato:

  • Índios foi escrita após o cantor cortar os pulsos em uma tentativa de suicídio. “Eu quis o perigo e até sangrei sozinho”.
  • Faroeste Caboclo, que tem 168 versos sem repetição, foi composta na época de Trovador Solitário. Segundo Renato, a música foi escrita em apenas duas tardes e o roteiro improvisado.
  • Que País É Esse? foi composta em 1978, quando o cantor fazia parte do Aborto Elétrico. A  musica só foi gravada em 1987, poucos anos após a redemocratização do país.
  • A Via Láctea foi escrita quando Renato já estava bastante debilitado por causa da AIDS. Essa música foi considerada por muitos uma canção de despedida dele.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s