Surge a Legião Urbana

A época de Trovador Solitário durou poucos meses. Em agosto de 1982, Renato Russo se juntou a Eduardo Paraná (guitarrista), Marcelo Bonfá (baterista) e Paulo Guimarães (tecladista) e formou a Legião Urbana. Renato era o baixista e vocalista da banda. Essa formação fez poucos shows.  O primeiro show da Legião aconteceu em 5 de setembro de 1982, em Patos de Minas, Minas Gerais junto com a Plebe Rude. Esse foi o único show em que a Legião se apresentou com a primeira formação. Após a apresentação, os integrantes das duas bandas foram presos devido as letras de músicas politizadas como “Vote em branco” da Plebe e “Música Urbana 2” da Legião Urbana. Após os policiais descobrirem que os dois grupos eram de Brasília resolveram soltá-los com medo de que os integrantes fossem filhos de políticos.

Depois do episódio, Eduardo e Paulo saíram da Legião. A vaga de guitarrista foi assumida por Ico Ouro Preto, que ficou na banda até o começo de 1983. Nesse ano, Dado Villa- Lobos virou o guitarrista definitivo da Legião. Em 23 de julho de 1983 após fazer um show no Circo Voador (Rio de Janeiro), a banda recebeu um convite da EMI para gravar uma fita demo. Em 1984, o baixista Renato Rocha (Negrete) entrou na Legião e começou a gravação do primeiro disco. O primeiro álbum, que tinha o mesmo nome da banda, tinha letras bastante politizadas e já mostrava as influências de Renato Russo: The Beatles, Ramones, Sex Pistols, The Cure, entre outros. Lançado em 2 de janeiro de 1985, ele tinha grandes clássicos como “Será”, “Ainda é Cedo”, “Geração Coca-cola” e “Por enquanto”.

legiao-urbana
Renato Rocha ficou na Legião por cinco anos e gravou três álbuns com o grupo

Enquanto a Legião recebia o convite para gravar suas primeiras músicas, o Capital Inicial, que já tinha o vocalista Dinho Ouro Preto, estreou em Brasília. Logo o grupo começou a fazer shows em outras cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. No fim de 1984, eles assinaram um contrato com a CBS (atual Sony Music)  e se mudaram para São Paulo no início de 1985. Nesse mesmo ano, o Capital lançou o primeiro vinil: um compacto duplo chamado Descendo o Rio Nilo/ Leve Desespero.

Nessa mesma época, a Plebe Rude fez várias apresentações em Brasília e em outras cidades com o Capital Inicial e a Legião Urbana. Uma delas aconteceu na inauguração do Teatro Rola Pedra em Taguatinga. Lá seria o primeiro local onde a Legião se apresentaria após a gravação do primeiro disco.

Já os Paralamas do Sucesso participaram do primeiro Rock in Rio, em 1985, com bandas como AC/DC, Iron Maiden e o cantor Ozzy Osbourne. O grupo de Herbert Vianna foi convidado para participar do evento graças ao álbum “O Passo do Lui’, gravado em 1984, e que teve sucessos como “Óculos” e “Meu erro”. “O Rock in Rio foi uma das maiores e melhores janelas onde mostramos nosso trabalho atingindo até os países vizinhos, especialmente a Argentina”  disse na época o baterista João Barone.

Na véspera da apresentação, aconteceu um momento importante para a política brasileira: Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil por voto indireto após 21 anos de regime militar. Os Paralamas aproveitaram o momento para tocar a música Inútil do Ultraje a Rigor (“a gente não sabemos escolher presidente”). Ali, o grupo ganhou reconhecimento nacional. O show histórico foi lançado em DVD somente em 2007.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s